23 julho 2004

Batanete Entra No Ouvido

‘José Batanete’, personagem interpretada por Vítor de Sousa

“Batanete é um nome que entra no ouvido e achei que daria um óptimo título”, refere Fernando Heitor, autor da ‘sitcom’ ‘Os Batanetes’, produzida pela Endemol para a TVI, estação que vai agora ser levada a tribunal pela verdadeira família Batanete.

“Tive conhecimento do nome Batanete há cerca de dois anos, na altura em que conheci um membro dessa família. Mais tarde, quando surgiu o projecto da Endemol, achei graça e foi por isso que decidi utilizá-lo”, conta o criador da série. “E aliás, o Batanete que eu conheço não se importou pelo nome ter sido utilizado como título da série”, reforça ainda.

Questionado sobre o facto de Maria Batanete ter movido um processo contra a TVI, Fernando Heitor responde: “Acho que não têm qualquer razão para isso. É normalíssimo na literatura e na ficção em geral haver títulos com o nome de uma família, como, por exemplo, fez o Eça de Queiroz (’Os Maias’). É de salientar que este projecto nem sequer diz respeito a essa família em particular”, explica.

Depois de avaliar uma lista com várias possibilidades – entre as quais Silvas, Peixotos e Batanetes – Batanete foi o escolhido apenas por ser um nome “menos comum”. “A Endemol propôs-me o projecto, mas fui eu que tive a ideia de construir esta família e dar-lhe este nome. A produtora aprovou e eu começei a escrever os episódios”, recorda Fernando Heitor.

E parece que as peripécias – que têm conquistado bons resultados de audiências – não se vão ficar por aqui. Fernando Heitor já está a preparar mais 52 episódios da série que tem dado ‘dores de cabeça’ aos verdadeiros Batanetes.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

22 julho 2004

Batanete Processa TVI

Família de origem francesa indignada com a estação de Queluz

Maria tem o nome Batanete desde que casou com João há 43 anos. Usou-o sempre com orgulho até ao início de Abril passado, quando a TVI começou a apresentar ‘spots’ promocionais da série ‘Os Batanetes’. Foi nessa altura que começou o martírio da família, que se sente ridicularizada pela ‘sitcom’ – da autoria de Fernando Heitor e produzida pela Endemol –, o que a levou a unir-se e a mover um processo à estação de Queluz.

Maria Batanete mostra um recorte do CM sobre a série ‘Os Batanetes’
“Nós não queremos nenhuma indemnização, queremos apenas que a série deixe de ser emitida ou mude de nome. Devolvam a dignidade ao nosso apelido”, salienta Maria Batanete.

Ainda ontem, Maria foi inscrever os netos, três adolescentes de 12, 14 e 16 anos, numa nova escola, porque os jovens já estavam fartos das piadas dos colegas. “Só que tivemos tanto azar que o processo deles desapareceu e quando uma funcionária perguntou ao colega se sabia do mesmo, ele respondeu a rir que devia estar na TVI. Os meus netos desataram a chorar e disseram à mãe não queriam mais usar o nome Batanete. Por causa disto tudo, eu já ando a tratar-me num psicólogo”, adianta.

É pelos netos e também pelo marido, João, que sempre que vê a personagem interpretada por Vítor de Sousa lhe vem à memória o pai e chora. “O meu sogro também se chamava José Batanete e usava uma farda, a da Guarda Fiscal”, refere.

Mas, as coincidências não se ficam por aqui, já que tem uma sobrinha, de seu nome Lucinda Batanete, igual ao do personagem de Inês Castel-Branco. “Ela já tem vergonha de dizer o nome porque é gozada por todos”, acrescenta.

Maria garante que também está preocupada com os outros jovens, seus familiares, que são a chacota dos colegas nas escolas que frequentam e nos seus locais de trabalho, desde que a série começou.

Esta funcionária pública recua dois séculos para explicar a história da família que está radicada em Portugal desde as Invasões Francesas. “Um francês de nome Batanette decidiu ficar por cá e começar uma família que agora está espalhada por todo o País, com membros de diferentes condições sociais, mas todos pessoas honestas e honradas”, salienta.

“Quando eu vi na televisão que ia dar uma série com o nome Batanete escrevi ao José Eduardo Moniz a pedir para mudar o nome e até lhe sugeri que pusesse o nome de Moniz à série, mas ele nem se dignou a responder. Ao contrário do que fez o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, a quem recorri para ver se me podia ajudar a convencer o Moniz, que teve a gentileza de me escrever embora tivesse dito que nada podia fazer”, acrescenta. No seu desespero, Maria também enviou uma carta para a Alta Autoridade para a Comunicação Social: “Responderam-me que não tinham nada a ver com o assunto”.
O CM contactou a TVI, mas a estação garantiu “não ter conhecimento de nenhum processo instaurado pela família Batanete”.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

19 julho 2004

Didelet Multifacetado

Na TVI, Didelet contracena sobretudo com o dono da tasca (Miguel Melo) onde habitualmente vai beber uns copos, e com o agente ‘Batanete’ (Vítor de Sousa), que não perde uma oportunidade de o chamar à razão. “Claro que é o polícia que mais anda em cima do bêbado e do ‘Caló’ [os seus personagens em ‘Os Batanetes’], por razões óbvias, já que nem um nem outro são um bom exemplo para a sociedade. É uma relação complicada porque os meus personagens estão sempre à margem da lei”, resume o actor.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

18 julho 2004

Estou Numa Boa Fase Da Minha Vida

Entrevista - Inês Castel-Branco

CM – Como está a correr a sua participação em ‘Os Batanetes’. Gosta deste tipo de papéis?
ICB – Gosto, embora seja um género que não vejo em casa, mas que me convenceu. Dá-me uma certa estaleca trabalhar num registo completamente diferente do que estou habituada e que nunca tinha feito. Fazer anedotas é mais fácil do que eu pensava. E com aquele elenco genial, só tenho a aprender com este projecto.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

04 julho 2004

Sou Muito Organizada

Carla Andrino ‘veste’ ainda a pele de ‘Tânia Batanete’, dona da mercearia local na série humorística, ‘Os Batanetes’ líder de audiências. “É uma alcoólica em recuperação. De facto, a ‘Tânia’ bebia bastante mas agora já não. Não deixa de ser uma solteirona que teme ficar para tia e, por isso, de vez em quando tem umas recaídas”, adianta.

A actriz, que considera um privilégio trabalhar em ‘Os Batanetes’, confessa ainda que tanto ela como José Pedro Vasconcelos – com quem contracena mais assiduamente – têm uma grande empatia. “Foi a primeira vez que trabalhámos juntos mas combinamos muito bem. Muitas vezes não nos conseguimos conter e choramos a rir”, conta.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

01 julho 2004

Anúncio Das Férias!

Agora,
TODOS OS DIAS
NOVOS EPISÓDIOS
dos Batanetes!!

HOJE HÁ BATANETES!

Informação colocada em 08:15 PM