29 abril 2005

Humor Em Minidose

A moda é pôr crianças a servir anedotas para adultos. Pais e educadores protestam, mas ‘Mini Malucos’, ‘Zero em Comportamento’ e ‘Batanitos’ vencem nas audiências.

A ideia, sem ser nova, ganhou nos últimos meses uma dimensão gigantesca com a estreia sucessiva de programas dirigidos a um público que já não se satisfaz só com manequins louras a representarem-se a si próprias ou ‘sketches’ subtraídos às mais velhas anedotas do mundo. É preciso mais. E mais implica entregar de bandeja à miudagem formatos por inteiro como é o caso de ‘Mini Malucos do Riso’ e ‘Zero em Comportamento’ (em exibição na SIC) e ‘Batanitos’ (na TVI). Aqui, são as crianças a assumir o poder tanto na forma adulta, em personagens retiradas do imaginário popular (de que o alentejano ou o S. Pedro são apenas dois exemplos) como no modelo da escola onde um grupo de alunos leva sempre a melhor sobre um professor transformado em alvo fácil a abater. Em qualquer dos casos, as crianças levam sempre a melhor.

As audiências só provam aos canais que investem nessa tendência que o caminho é dos mais acertados. Por exemplo, já em Janeiro, ‘Zero em Comportamento’ e ‘Batanitos’, que estrearam no mesmo dia, conseguiram números apetecíveis. Pedro Curto, produtor da Endemol, responsável por ‘Batanetes’ e pela sua variante infantil, os ‘Batanitos’, não se afasta desta explicação: “Estes programas estão na moda, há uma série deles, porque os resultados são bons”. A apetência do público por este tipo de séries parece óbvia e as televisões estão atentas ao fenómeno, mesmo correndo o risco de esgotar o género ou de enveredarem num processo de repetição.

(...)
Nas séries ‘Batanitos’ e ‘Zero em Comportamento’, a acção centra-se numa sala de aulas onde os alunos, rebeldes e indisciplinados, atiram setas ao professor. Saberão as crianças descodificar a mensagem deste quadro? Elas dizem que sim.
(...)

‘Batanitos’, ‘Zero em Comportamento’ e ‘Mini Malucos do Riso’ são programas que João Dias da Silva, secretário geral da Federação dos Sindicatos da Educação, nunca viu. Mas são muitos os comentários negativos que tem ouvido aos seus colegas professores. Segundo diz, há notícia de que nos jardins de infância, “crianças de quatro e cinco anos, reproduzem a reacção, ou o tipo de resposta que viram na televisão, na véspera”. “A escola tem de explicar aos alunos que comportamentos da ordem do anedotário não são reproduzíveis nas salas de aula. O que se vê na TV não é para ser aceite acriticamente, mas para ser visto criticamente”, remata. Sílvia Rosa, proprietária do Jardim de Infância São Vicente, em Torres Vedras, confirma que as crianças “vêem todas estes programas” e “repetem as graças” que ali ouvem. Mas sublinha: “Segundo as educadoras, os desenhos animados têm uma influência mais nefasta sobre as crianças porque contêm mais violência”.
(...)

O QUE OS MAIS PEQUENOS PENSAM
FILIPA NEVES (8 anos, Évora)
"Destes três programas prefiro os ‘Batanitos’. Percebo quase tudo e farto-me de rir com as anedotas."

JOANA MARQUES (11 anos, Leiria)
"Só vejo de vez em quando o ‘Zero em Comportamento’. É uma turma que se porta muito mal. Acho divertido, é diferente.”

BERNARDO SERRA (7 anos, Faro)
"Vejo os ‘Batanitos’. E só não vejo o ‘Zero em Comportamento’ e o ‘MiniMalucos’ porque a minha mãe não autoriza."

VASCO QUEIROZ (13 anos, Porto)
"As anedotas dos ‘Batanitos’ são básicas e a maioria dos actores não tem qualidade. Os outros não vejo, pois não têm piada."

(...)

BATANITOS
Canal: TVI
Estreia: 13/01/05
Actores: Mariana Lourenço e Pedro Martins
Crianças reproduzem as peripécias de uma família portuguesa semianalfabeta e hilariante.
(...)

OS 'CACHETS' DOS NOSSOS PEQUENOS ACTORES
Contratos e ‘cachets’ dos jovens actores podem ser acertados pelas agências ou directamente pelos pais dispensando, assim, os intermediários e evitando despesas.
500 euros/mês - Dayrone dos Santos. Valor mínimo para principiantes.
800 euros/mês - Mariana Lourenço. A experiência é uma mais-valia.
1.250 euros/mês - Diogo Martins. Talento e prestígio são bem pagos.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

19 abril 2005

Crianças Em Comédia São Nova Tendência Televisiva

E, de repente, as crianças passaram a ser as estrelas da companhia. Programas como Zero em Comportamento e Mini Malucos do Riso (SIC) e Batanetes e Batanitos (TVI) são o último exemplo da nova moda televisiva portuguesa.
(...)
A ideia é atrair "um público que, entre o Jornal da Noite e a telenovela, tem poder sobre o telecomando, as crianças", disse ao DN um dos responsáveis da SP Filmes, Pedro Martins.
A produção do programa exige um esforço extra de guarda-roupa feito à medida dos actores e um elevado nível de pedagogia por parte da equipa de produção.
(...)
Pedro Martins recorda um episódio sucedido há algum tempo no cenário das gravações, quando uma das crianças parecia estar invulgarmente desconcentrada. Os produtores perceberam rapidamente a elevada febre da actriz e colocaram fim às gravações, levando a menina a casa. "Temos de ser pais e médicos, de vez em quando", diz.
(...)
O fenómeno das séries cómicas onde os protagonistas são crianças é passageiro. Pedro Martins e Sal Bonner consideram que a tendência é para o formato se esgotar. Até lá, Zero em Comportamento, Mini Malucos do Riso e Batanetes e Batanitos prometem continuar a agradar a miúdos e graúdos e a granjear audiências.

Fonte: Diário de Notícias

Informação colocada em 12:00 AM

17 abril 2005

‘Batanete’: Antes De Entrar Pediu Conselhos A Rita Ribeiro

(...)

Entretanto, Miguel Melo, já como actor, participou na série ‘A Mulher do Sr. Ministro’ (RTP) e à cerca de um ano voltou a contracenar com Rita Ribeiro na série de grande sucesso ‘Os Batanetes’, onde a actriz encarna a personagem de ‘Fifi’ e o actor a de ‘Bruno’, entre outras.

“Foi com uma enorme satisfação que voltei a trabalhar com ele. É uma pessoa de paz, muito agradável e muito bem disposto”, elogia.

Rita Ribeiro raramente vê televisão mas na quarta-feira deu de caras com o amigo, que agora é também conhecido por ‘Batanete’. “Ele estava a conversar com a Júlia ( Quinta das Celebridades ) e fiquei ali a ouvi-lo. Foi engraçado”, conclui.

Fonte: Correio da Manhã

Informação colocada em 12:00 AM

05 abril 2005

Uma Fórmula De Sucesso



Fonte: TvMais

Informação colocada em 01:15 AM

Dos Batanetes Ao Prédio Do Vasco

Fonte: Briefing

Informação colocada em 01:12 AM