TRAGÉDIA ATIÇA 'BATANETES'
Ir espreitar os ‘Batanetes’ para identificar o actor Pedro Alpiarça, que na véspera tinha posto termo à vida, pode ter ajudado a mexer com as audiências da série de humor em reposição na TVI.
Segundo dados da Marktest, dia 20, quinta-feira, dia da morte do actor, a série apresentou uma audiência média de 13,9 % e um share de 35,1%. No dia seguinte, as notícias divulgam amplamente o suicídio do actor e ‘Batanetes’ registam uma audiência média de 14,4% e um share de 37,8%, os valores mais altos do período de reposição da série entre Julho e Setembro. E, porque Pedro Alpiarça não era – como lembra o crítico de TV, João Gobern – uma “primeira figura do elenco”, o público terá tido “curiosidade em ver a série para tentar identificar o actor”.
“Aconteceria o mesmo se estivéssemos nos Estados Unidos ou num outro qualquer país”, explica João Gobern. Após a interrupção de fim-de-semana, ‘Batanetes’ retoma a sua exibição no dia 24, segunda-feira, com uma audiência média de 15,5% e um share de 35,5%. O fenómeno não é novo. Já a morte de Camacho Costa se reflectira nas audiências de ‘Malucos do Riso’, na SIC, e a de Francisco Adam, nos ‘Morangos com Açúcar’.
Fonte: Correio da Manhã